terça-feira, 6 de setembro de 2011

Então,vamos ao que interessa!
Falar sobre Twitter e como futura Pedagoga que sou,falar sobre a relação positiva que pode existir entre os dois..como??!
Vou começar com um exemplo não tão óbvio,mas coerente!Eu,sigo(acompanho os mini posts) de alguns grandes canais de comunicação,como a Revista Veja,o Jornal o Globo,entre outros...e essa semana eu estava no Twitter,quando me deparei em algum desses Twitters informativos,com o link de um site que continha uma "Reflexão sobre educação".. e foi justamente aí que eu fui ler,e realmente,a EDUCAÇÃO ganhou mais alguns sentidos dentro do meu conceito:


Reflexão sobre a educação II

Por: Simone Portela
Investimento na educação na verdade, não se resume somente em enviar verbas para a escola, mas agir de forma incisiva para a formação da cidadania, e isto significa, criar condições para que os educandos possam comprometer-se com a política local.
Quero aqui fazer uma reflexão sobre o nosso compromisso político: 
Cleide Calton escreveu em seu texto “Sinto vergonha de mim” de ter feito parte de uma era que lutou pela democracia... 
Mas, o que é democracia? Para que serve? 
Como educadora, tenho a cada eleição tentando conscientizar os novos eleitores, meus alunos, da sua importância. Mas também não basta votar, tem que participar e fiscalizar. 
É através do processo democrático e de nossos votos, que novos governantes são eleitos e quando ignoramos este fato colaboramos para que os poderes caiam nas mãos dos maus, dos incompetentes, dos sem comprometimento e dos mal intencionados, comprometendo a implantação de políticas públicas em todas as áreas de desenvolvimento local. 
É comum as pessoas se designarem como apolíticas, esquecendo-se que ser apolítico é designar ou outorgar suas responsabilidades a outro, nem que seja qualquer um. 
Ninguém consegue lembrar-se que esta ação, votar, foi adquirida a custo de muita luta, e principalmente no caso das mulheres. Votar não pode ser apenas um ato de obrigação, é também exercício da cidadania. 
Se nós tratamos com desprezo um ato tão sério e importante para a nossa vida, ato que escolhe os representantes que vão fazer nossas escolhas, no mínimo podemos esperar o mesmo desprezo de quem elegemos. 
A ausência de sensatez daqueles que não se comprometem é indescritível! 
Com o descaso, dizemos que não participamos do processo, para nos livrarmos de nossa culpa, esquecendo-se do sábio ditado que diz: “quem cala consente”. Por causa desse descaso, é que a política tornou-se palco dos maiores escândalos da sociedade. Na maioria das vezes, nós eleitores somos os maiores culpados. 
Mandela já dizia: “Educação é a mais poderosa arma que você pode usar para mudar o mundo”. 
Não dá para edificar uma nação, democratizá-la e humanizá-la enquanto os adolescentes e seus pais não tornarem-se realmente comprometidos com o processo. 
É preciso que a educação deixe de ser remendada e passe a ser aplicada de maneira preventiva, somente desta maneira poderemos ver resolvidos os problemas que impiedosamente assolam nossa gente. 
Estamos a um ano de novo pleito eleitoral, o de 2012, mas já vemos por todos os lados movimentações que definirão os nomes de nossos próximos governantes. Fiquem atentos, com aqueles que realmente estão sempre comprometidos com as causas sociais e também com aqueles que caem de pára-quedas com propostas mirabolantes, afinal esta decisão, assim como a responsabilidade desse processo é de todos nós!  

Enfim,esse texto e muitos outros escritos com coisas que são muito úteis na minha vida,eu achei lendo os Twitters alheios,e nos próximos posts eu vou mostrando mais e mais coisas...até descobrí que pela Twittcam já acontecem até mini cursos(olha a EAD aaí)!


FALANDO DE TWITTER >>>> http://twitter.com/#!/siihfletcher                               <<  #MeSegue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário